TERAPIA CELULAR







A terapia celular tem o objetivo de regenerar órgãos e tecidos com a aplicação de células que deverão colonizar o local lesionado, substituindo as células que sofreram distúrbios funcionais secundários a processos patológicos ou mesmo células que perderam sua vitalidade.

Com a sua aplicação na medicina regenerativa, torna-se possível o tratamento de patologias degenerativas, congênitas, crônicas, agudas ou traumáticas dos sistemas locomotor, respiratório, neurológico e reprodutivo.

A terapia celular pode ser utilizada como tratamento principal de patologias ou associada aos tratamentos convencionais para acelerar os mecanismos de cura.

As células-tronco e o plasma rico em plaquetas (PRP) são os tipos de terapia celular mais utilizados e eficientes na medicina veterinária equina em razão de suas propriedades anti-inflamatórias.

As células-tronco possuem propriedades imunomoduladoras e de diferenciação em diversos tipos de tecidos. Por esses motivos, são a opção mais atual e eficiente no tratamento de lesões e patologias em animais.

Existem três tipos de células-tronco: totipotentes e pluripotentes derivadas de embriões, chamadas também de células-tronco embrionárias, e as células-tronco adultas, que estão em diversos tecidos, como medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical e placenta, e possuem capacidade limitada de diferenciação.

A EQUIMEP é uma empresa especializada em terapia celular em equinos, possuindo uma equipe de médicos-veterinários altamente qualificados para realizar coleta, processamento e aplicação das células-tronco e do plasma rico em plaquetas em seus animais.